Bem-vindo!!!!!!

Adoooooooooooro os comentarios (mesmo que normalmente sejam so de 2 ou 3 pessoas que eu amo muuuuuuuuuuito), rsrsrs!!!!!!!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Na labuta.....

Satisfazendo a expectativa do meu "pequeno grande" publico, vou tentar contar um pouquinho das minhas experiencias com o "lavoro" aqui na Italia.
Bom eu nao trabalhei tanto assim ate agora, por que aqui na Italia trabalho sem documento esta cada vez mais dificil...

Ja fiz faxina em casa de familia, e posso dizer que nao me senti nem um pouco humilhada por fazer um trabalho que muitas mulheres nao se submeteriam. Na primeira vez fiquei com a coluna arrebentada, no desespero de mostrar serviço e fazer tudo rapido, acabei fazendo as coisas sem se preocupar com a bendita coluna. Nas vezes seguintes me organizei melhor, ja conhecia a casa e sabia qual a maneira de fazer mais rapido sem gastar muita energia. E as faxinas aqui nao sao como no Brasil, que se limpa cada cantinho, joga agua em todo o banheiro, limpa o jardim, varre a calçada, cozinha, lava, passa...... aqui trata-se apenas de uma limpeza superficial e ainda por cima com um produtinho e um paninho para cada lugar. Vassoura??? Nem pensar, so aspirador de po e um paninho umido pela casa. Cera???? Acho que eles nem conhecem... Enfim é um trabalho igual ao que fazemos em casa, por isso, repetitivo o que acaba sendo um pouco chato, vc nao conhece ninguem e muito menos tem gente para conversar, aprender italiano entao, nem pensar. Mas é otimo para gastar calorias!


Consegui entao um emprego para ditribuir folhetos nas caixas postais das casas. Chegava no local as 7 da manha e partiamos, em carros caindo aos pedaços, quase sempre em 4 ou 5 "mulinhas de carga", sempre estrangeiros. Antes das 8 começavamos a entregar os folhetos com uma bolsa bem pesada nos ombros e so paravamos de andar as 13 horas para um almoço rapido de 30 minutinhos. Depois do almoço era sempre a pior hora, um calor dos infernos e ainda por cima a tradicional leseira pos almoço. E as mulinhas continuavam a entregar os folhetos até umas 17 ou 18 horas, nunca tinha hora certa para terminar, acabava quando terminavamos todo o territorio determinado. Era verao e o calor chegava aos 40 graus. Depois quando o verao passou e o frio chegou era ainda pior, nao da para trabalhar de luva e as vezes eu nao sentia os dedos.... é tenso! Tirando as bolhas nos pes o trabalhinho é tranquilo (eu gosto de caminhar), sem nenhum aprendizado de italiano, talvez algumas palavras em albanes ou em algum dialeto africano. Muito bom para emagrecer!


Tambem trabalhei como garçonete. Um trabalho otimo e nao tao facil quanto parece. Nas primeiras vezes, eu nao sentia minhas pernas e meus biceps pareciam estar em coma no final do trabalho! Mas a gente acaba se acostumando. De brinde com esse trabalho ganhei uma dor imensa e uma dormencia constante no pulso que nao passava por nada. Depois de 4 meses acabei largando o restaurante, eu nao estava mais vendo o meu marido e quando eu chegava em casa nao tinha vontade de viver de tao cansada, é muito duro trabalhar a semana inteira, sabado, domingo e feriado e nem receber a mais por isso. Adoro muito esse trabalho, por que conheço muitas pessoas e posso exercitar bastante o meu maxilar.... rs. Por incrivel que pareça tb é otimo para emagrecer, é impressionante a quantidade que se anda num espaço tao pequeno!


Trabalhei tb em um escritorio de uma fabrica, pensei que estava livre dos computadores e eis que eles me aparecem de novo..... Trabalhinho chaaaaaaaaato. Enquanto eu digitava, pensava "ai que saudade dos meus trabalhinhos braçais!"


Agora estou trabalhando de operaria em uma fabrica. Trata-se de uma fabrica muito moderna e por isso so faço alguma coisa quando a maquina tem algum problema. Um trabalho quase sempre facil, mas quando alguma maquina da um problema serio... Sai de baixo...... Trabalho de turno, o que esta sendo uma grande novidade para mim, estou adorando. Trabalhar durando toda a madrugada foi uma novidade e nao tao dificil quanto eu pensava. Mas mesmo dormindo o dia inteiro, depois da segunda noite acordada o corpo sente o esforço. Mas estou realmente amando.


O trabalho no restaurante apesar de ser o mais cansativo de todos era o que me dava mais prazer, mas nao posso trabalhar num lugar onde sabado, domingo e feriado tem o mesmo valor economico, hora extra entao..... quando perguntei a dona, ela me disse que as gorjetas eram minha recompensa pelas horas extras de todos os dias.....


Graças a Deus, sempre fui muito bem tratada nos lugares que trabalhei, um stress ou outro, mas isso é normal entre os italianos, eles conversam gritando, nao sabem pedir as coisas com gentileza, mas.... a gente se acostuma com essas coisas. A gente se acostuma, mas JAMAIS quero achar que isso é normal e me tornar parecida com eles!


Obs.: Post sem fotos, vcs podem imaginar por que, ne?!
Beijos e ate a proxima!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

que bom ler coisas boas...desculpe deixar você sem noticias.

Giacomin

Anônimo disse...

Tatita, lendo tudo isso passo a achar cada vez mais que vc é uma mulher guerreira e que muito me orgulha. E hoje aqui é um dia especial para a sua família e para nós, sei que vc adoraria participar dele, como sabe sua irmã inaugurou a loja, um novo começo de trabalho por aqui. Já fui lá e ficou tudo lindo, uma graça, vc iria adorar. Mama já fez comprinhas, e comprou um joguinho japonês de jantar que diz dar sorte com velinha e tudo, rs para eu estrear algum dia....será?? Brincadeiras a parte, o trabalho dignifica e sei da importância dele especialmente aí pra vcs, passando por tantas dificuldades, mas a recompensa será grande com certeza e o aprendizado nem se fala. Continuo aqui na torcida.
Um grande bj da sua cunhadinha linda.

Larissa disse...

Ei MADM mais linda desse mundo...
Como já te disse, vc é uma guerreira e poucas pessoas conseguem passar pelo que já passou e tirou de letra, tenho certeza... sofreu um pouquinho, mas nada melhor do que a conquista e a vitória depois de ter lutado tanto... vc ainda tem muito o que viver e aprender aí na Itália e não tenho dúvidas de que conquistará tudo o que deseja, afinal, vc está seguindo o seu sonho, junto com uma das pessoas mais importantes da sua vida, então... aproveite, cada obstáculo que surgirá será apenas para demonstrar o quão vitoriosa vc é... continue assim e, logo, logo, estará aqui matando as saudades desse povo que tanto ama vcs...
Bjo bjo