Bem-vindo!!!!!!

Adoooooooooooro os comentarios (mesmo que normalmente sejam so de 2 ou 3 pessoas que eu amo muuuuuuuuuuito), rsrsrs!!!!!!!!!

sábado, 1 de março de 2008

Cotidiano!!!!

Meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu Deus, preciso desabafar......

Nao sei por que algumas pessoas insistem em dizer que eu devo aguentar firme aqui, por que as coisas em Vitoria nao mudam....... Eu estou e irei aguentar firme, mas por outros motivos completamente diferentes.
Claro que a vida em Vitoria muda e muda muito, a vida das pessoas que eu amo entao.....
O grande problema é que o brasileiro tem essa mania besta de achar que tudo que vem de fora é melhor... que a comida é melhor, que as paisagens sao mais bonitas, que as pessoas sao mais bem-educadas..... Volto a dizer: Meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu Deus!!!!! Seria muito bom se todas as pessoas tivessem a oportunidade de morar em outro pais. Se isso acontecesse, com certeza o Brasil seria o pais com pessoas mais patriotas do mundo.
Eu estou morando num lugar que fica pertinho de Veneza, e eu tinha um sonho, como muitas pessoas, de conhecer este lugar tao famoso. Realmente, nao irei dizer "una bugia" e falar que Venezia nao é encantadora, nao posso fazer isso. Quando a gente sai da Estaçao ferroviaria a primeira visao que se tem de Venezia é indescritivel. Mas tambem nao consigo me esquecer da visao que tive quando subi o morro do moreno em Vila Velha, a minha vontade foi de passar o dia inteiro la, sentada olhando e admirando toda aquela riqueza, so nao foi possivel por causa da sede e da fome, mas isso nao vem ao caso.... O que quero dizer, é que sao dois lugares completamentes diferentes e belos, cada um no seu estilo.


E o que falar das pessoas entao, nao sei nem por onde começar. Mas acho que o fundamental é o carisma do povo brasileiro e o respeito que impomos sobre todas as outras nacionalidades. Acho que nenhum povo é mais admirado que o nosso, e nao falo isso so por conta do futebol ou do samba, mas também pela simpatia. Imigrantes que moram longe dos seus paises encontram muitas dificuldades, mas uma coisa tenho que confessar, os imigrantes de outros lugares sofrem muuuuuuuuito mais preconceito do que nos brasileiros. Basta abrir a boca para responder de onde somos que o tratamento muda e o sorriso aparece. A admiraçao que eles tem por nos e pelo nosso pais enche o nosso peito de orgulho!
Educaçao e bom atendimento ao cliente entao, vou so citar um rapido exemplo. Eu e Gustavo, em Roma num restaurante. Quando chegou o prato, spaghetti a carbonara, vi que estava um pouco seco e pedi ao garçon, (que aparentava ser o dono e desde a hora em que chegamos nos olhava com cara feia) um pouco de azeite. Ele foi, como se nao tivesse ouvido, e quando voltou na nossa mesa fez a "gentileza" de ele mesmo colocar o azeite para mim. Depois que o meu macarrao ja estava boiando no azeite, ele perguntou com um sarcasmo irritante, esta bom? Basta? Me senti como se estivesse implorando por um prato gratis de comida e nao pagando por ele.....
Mas tudo bem, nao irei ficar dizendo sobre as diferenças nas paisagens ou nas culturas por que realmente acredito que cada lugar tem o seu valor e é claro que nao sao todas as pessoas aqui que sao rabugentas e mau-educadas, a Italia também tem pessoas otimas!
As pessoas que moram em Vitoria sao realmente muito privilegiadas, é uma cidade encantadora. Mas depois que a gente se acostuma com as coisas que fazem parte do nosso cotidiano, tudo parece perder a graça.... fazer o que?!
Sempre fui apaixonada por essa cidade. Tenho o maior orgulho de dizer que todos os dias quando eu ia trabalhar, passava em frente a praia de Camburi e me enchia de energia, so de sentir o cheiro do mar e ver os coqueiros balançando.....

Mas de tudo que as pessoas falam mal do Brasil o que mais me irrita é quando alguém me fala: "Vc esta muito melhor ai, as coisas aqui estao na mesma, nao mudam nunca". Como pode uma pessoa olhar em sua volta e nao ver as mudanças que acontecem? Meus amigos e amigas estao se casando, algumas estao enfrentando a dificuldade da maternidade pela primeira vez, outros estao se formando, minhas sobrinhas estao crescendo, a mais nova ja começou a falar igual uma matraca doida, amigos sao promovidos nas empresas, minha irma esta abrindo seu primeiro negocio..... enfim, muitas mudanças acontecem todos os dias, mas as pessoas nao percebem so por que fazem parte do seu cotidiano!


Ai que saudade dessa vidinha que todos tem o pessimo habito de chamar de pacata!!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi TATIII,

Tudo bem com vc por aí ???
Bom, entrei agora a pouco nesse maldito mas ao mesmo tempo divertido ORKUT e vi que tinha um aatualização sua referenciando uma nova página da WEB. Logo imaginei uma snovas fotos de vcs por aí e fui lá ver um pouco !!!

Dei de ara com seu BLOG que ficou bem maneiro e realmente autêntico. Li primeiro a sua história da primeira postagem. DEMAIS a sua perseverança, mesmo com as fragilidades que o desespero e a ansiedade nos causam (choro). Mas o mais maneiro eh que depois de tanta insistência o choro final foi de FELICIDADE. Eh isso aí se tudo fosse fácil na vida ela não teria tanta GRAÇA !!! Não éh mesmo ???

Bom, espero que de pouco em pouco, mas com a mesma determinação e perseverança, as coisas melhorema cada dia pra vcs. Afinal no meio de tanta "visão do inferno", tanta "delicadeza e cordialidade" dos Italianos e BUROCRACIA tão quanto no BRASIL, vc conseguiu seu objetivo. No fundo há un ano e alguns meses vcs só têm vencido e isso eh o que importa!!!
Pode ter a certeza que quem te conhece, eu só conheço um pouco e sei que esse gênio é tão forte quanto o meu, sabe de todo o seu sacrifício para se conter diante de tantos relatos que vc descreveu, rsrsrsrsrsr !!!

PACIÊNCIA e muito sucesso a vc e ao Gustavo.

Grande abraço, Rodrigo Casado

Anônimo disse...

Tati, concordo em genero, numero e grau! Vitoria é a melhor cidade do mundo para se viver!!!!!!!
E vc esta fazendo muita falta por aqui, volta logo, vai....
Um beijo muito grande

Anônimo disse...

Caracas...

Vc quer me fazer chorar né???

Vim aqui pra conferir se tinha post novo e me deparo com isso???

Lendo o post já me emocionei e quando fui descendo e vi minha foto... para tudo... só vc msm hein... estou com os olhos cheios d'água e estou no trabalho, não posso chorar... sua doida... amei mt... sua sobrinha está a coisa mais linda do mundo...

As fotos de Vitória tb são lindas mas, não só as fotos, nossa cidade é sim maravilhosa e ainda bem que vc consegue tirar de letra as coisas insanas que esse povo fala do nosso país e de nossa cidade... é claro que morar fora é uma experiência indescritível mas voltar para casa é melhor ainda... hehehehehehe....

Amo-te...

Bjo bjo

Unknown disse...

Tati, com certeza nós somos muito desligados e realmente não vemos tudo o que está à nossa volta. Acho que só percebemos o quanto nós amamos essa cidade e os nossos amigos quando estamos longe de casa... Eu senti isso quando estava de lua-de-mel em Buenos Aires, que é aqui do lado... Imagina vc, que está super longe daqui e há mais de um ano... Eu imagino a falta que faz pra vc de ver as nossass 'mesmices'...
Bom, vamos esperar vc aqui, morrendo de saudades... E quando vc vier, eu já estarei com o meu anjinho te esperando, viu?
Beijos enooooooormes...

Unknown disse...

Ai Taaaaati!
Pensei que iria encontrar várias fotos e comentários a "la italiana" rsrs!

Lindona... Sempre amei Vitória! E nunca pensei em sair daqui...
Quando pensei no intercâmbio, pensei na experiência de conhecer novos lugares e na oportunidade de aprender uma nova lingua! Mas as coisas não acontecem por acaso! Encontrei o amor da minha vida, um novo emprego que está me permitindo aprender muuuito!
A faculdade que estou tocando...

Sei que não deve estar sendo fácil!!! Mas tenho certeza de que quando você chegar aqui, você vai dizer... "Faria tudo de novo"
Apesar da distância, você sabe que existem pessoas maravilhosas aqui e que te amam muito!!! (Te esperando, é claro)

Um beijão!
Chris

Anônimo disse...

Tatita!!!!!!!!! Que legal o seu blog. Ler tudo que escreveu, é como reviver uma longa história que parecia não ter fim pra gente. Bom, mas agora o pior já passou e muitas boas estão por vir. E falar de fato que nada muda, isso não existe. E como as coisas mudam, somos testemunhas disso, não é? E precisam mesmo mudar, para aprendermos e crescermos, e é isso que está acontecendo com vcs, que só tenho orgulho a cada dia que passa, pela força, coragem, garra, e pelos objetivos certos e que tanto correm atrás. A luta é grande, mas a recompensa com certeza será de vcs. Estaremos sempre aqui na torcida, eu, mama e spy e ligados a vcs de todo coração, alma e skipe, rsrs. A saudade é imensa, e é de doer, aliás, ô sentimento que dóiiii!!! Mas, agradeço a Deus todos os dias por vc existir, uma grande mulher, linda, dedicada, esposa guerreira e companheira e por fazer meu irmão lindo tão feliz, um homem sereno, maduro, capaz de tudo ao seu lado. Amo vc e saudades sempre. Bjo grande.
Sua cunhadinha linda, rs..