Bem-vindo!!!!!!

Adoooooooooooro os comentarios (mesmo que normalmente sejam so de 2 ou 3 pessoas que eu amo muuuuuuuuuuito), rsrsrs!!!!!!!!!

terça-feira, 8 de julho de 2014

Normal x cesariana

Hoje no Brasil existe uma legião de fãs do parto cirúrgico. Vejo com freqüência essa discussão na internet e isso me deixa um pouco incomodada. Primeiro porque isso não deveria ser uma escolha de comodidade para os médicos e muito menos das futuras mamães e segundo porque as mulheres morrem de medo de um procedimento natural que existe desde os primórdios e não têm medo de uma anestesia geral seguida de um corte na barriga e a retirada forçada de um bebê que muitas vezes ainda estava muito bem ali dentro, obrigada!

Vou tentar explicar melhor. Quando eu ainda morava no Brasil, fazia parte daquela legião, para mim uma cabeça saindo da minha perereca era uma coisa impossível de acontecer, nojenta, absolutamente desumana e violentíssima com o corpo humano (oi?! A natureza nos fez assim...). Mas aí eu vim morar na Itália, depois de 5 anos resolvemos ter um filho e a cesária não era uma alternativa, a não ser em casos de risco para a mãe ou bebê. E por incrível que pareça, quando fiquei gravida e fiz o curso Pré-parto o meu maior medo era precisar fazer uma cesariana! O curso foi essencial para minha tranqüilidade, mas o fato de não ter escolha também te faz acreditar que se todo um sistema funciona daquele jeito, quer dizer que é a melhor maneira de colocar um filho no mundo! Pensem, estamos no século XXI, a medicina é capaz de coisas inacreditáveis e o parto normal continua sendo a melhor opção.... Infelizmente, segundo dados da Agencia Nacional de Saúde Suplementar ANS (http://www.ans.gov.br/portal/site/home2/destaque_22585_2.asp) o Brasil é o recordista mundial em cesarianas. Algum motivo existe para isso e infelizmente (de novo) a razão é uma das mais mesquinhas e passam por cima de toda a ética e respeito que um medico deveria ter!

Assistindo a novela Em família essa semana, tive a certeza do que estou falando. A Juliana estava em um taxi com as contrações, a bolsa se rompeu e quando chegou a maternidade o medico a encaminhou para fazer a cesariana sem nenhuma explicação. Como assim?!?! É desse jeito, no Brasil a cesariana está afirmada na cabeça das pessoas de maneira tão automática que não tem espaço para discussão ou reflexão. (Sim, sou noveleira!)

A realidade é assim no Brasil, tanto é que entre as zilhoes de mulheres que conheço aí no Brasil apenas 5 fizeram parto normal, minhas duas avós, minha sogra e somente duas amigas...... É ou não uma coisa impressionante?! Agora, verdade seja dita! Essa semana nasceu mais um sobrinho meu, veio ao mundo num hospital público de vitória e achei o procedimento e atendimento sensacional!!! Sou a primeira a reclamar de todos os serviços públicos do Brasil, mas dessa vez devo dizer que a equipe foi perfeita! Minha cunhada estava com a dilatação indo numa boa, (minha família enchendo a paciência porque queriam a cesariana...) e o bebê acabou fazendo caquinha dentro da barriga e eles interferiram com uma cesária de emergência porque o bebê corria risco. A maternidade do hospital das clínicas está realmente de parabéns!

Sou defensora do parto normal sim, nas que seja claro eu não penso que um parto normal faça uma mulher mais mãe do que a outra que fez uma cesária, mas pensem bem sobre o assunto e não se deixem influenciar pela prática da maioria. O parto normal é doloroso sim! Mas em poucas horas vocês serão capazes de fazer absolutamente tudo o que quiserem com o bebezinho de vocês! E terão a absoluta certeza de que o bebê saiu na hora certa, pronto para enfrentar o mundo que o espera!!!!

Muito legal esse site, para quem quiser ler mais um pouco sobre o assunto!

Beijocas!!!!!!

Nenhum comentário: